segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Pont des Arts



Fechando a última parada do Dia 2, a Pont des Arts!

A ponte, que liga o Institut de France ao Louvre, foi construída, no início do século XIX, exclusivamente para pedestres. A primeira ponte metálica de Paris (hã hã ferro E madeira) foi concebida para ser algo semelhante a um jardim suspenso, com bancos de praça, árvores e flores.

Da ponte, têm-se uma perspectiva única sobre a Pont Neuf, a Île de la Cité, o Louvre, a Sainte-Chapelle e as torres de Notre Dame. Razão pela qual é o ponto favorito de muitos artistas. Entretanto, desde a década passada, a ponte atrai casais apaixonados!

Ao nos aproximarmos da ponte, vemos um mosaico colorido, efeito causado pelo amontoado de cadeados nas barras de ferro. São milhares de cadeados de todas as formas, tamanhos e cores.

O costume foi, provavelmente, inspirado no romance italiano "Três metros acima do céu" de Federico Moccia - em que dois personagens apaixonados selam a imortalidade do amor, prendendo um cadeado em uma ponte e jogando sua chave no rio - e cobriu não só a Pont des Arts de cadeados, mas também a Pont de l’Archevêché, a Passarelle de Solférino e outras tantas pontes européias.

De acordo com essa nova ~tradição~, o casal que pendurar o cadeado na ponte e arremessar as chaves nas águas do Sena, terá amor eterno. Logo, amantes de todas as partes do mundo têm celebrado esse pequeno ritual: escrevem seus nomes num cadeado (ou já os trazem preparados), prendem-no na grade da ponte e jogam as chaves no rio Sena, para garantir a eternidade do seu amor. Se funciona, não sei, mas que a ponte repleta de mensagens de amor é linda, ah, isso é sim!

Apesar da simbologia especial, os cadeados, devido ao peso, têm sido a causa de problemas estruturais na passarela e podem, inclusive, ameaçar a segurança dos transeuntes. Para evitar acidentes, os cadeados são removidos da ponte de tempos em tempos.

A Pont des Arts foi uma grata surpresa em Paris e um dos lugares que mais gostei de conhecer. É tão gostoso estar lá! O resultado dessa brincadeira entre apaixonados é uma ponte alegre e colorida, diferente a cada dia. É muito legal ver a variedade dos cadeados, que colaboram ainda mais para o clima romântico da cidade. Se isso for possível!

Informações:

- Pont des Arts, 75006, Paris

- Estações de metrô próximas: Louvre-Rivoli e Pont Neuf.



Beijim,

Kamila


Sereias na Rede: Bloglovin' - Twitter - Facebook - Instagram

Um comentário :

  1. Tenho muuita vontade de ir até essa ponte e quem sabe até deixar meu cadeado por lá...
    Ameei o post! Me deu mais vontade ainda de visitar Paris!
    FB http://pretobrilhante.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, fiquem a vontade para comentar e sugerir!
e-mail: sereiasafogadas@gmail.com
twitter: @kmioliveira

Beijim,

kmi