segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Musée du Louvre: Expectativa X Realidade








Ah, o Louvre!
Instalado no Palácio do Louvre, um dos maiores e mais famosos museus do mundo. 
Com sua origem em 1190, o prédio foi construído pelo rei Felipe Augusto para ser uma fortaleza contra os ataques vikings, junto às margens do rio Sena. No século 14, o rei Carlos V o transformou em residência real, deixando-o com um ar menos bélico. Entretanto, a estrutura do palácio surgiu da vontade dos soberanos renascentistas: Francisco I (que demoliu o antigo castelo e trouxe Leonardo da Vinci, juntamente com sua Monalisa para a França) e Henrique IV (que abrigou diversos artistas que montaram verdadeiros ateliês em seus recintos).

As transformações nunca cessaram e a antiga fortaleza militar medieval acabaria por se tornar um complexo de prédios, hoje devotados inteiramente à cultura.

Dentre as mais recentes e significativas mudanças atuais, estão a transferência de órgãos do governo que ainda funcionavam na ala norte para outros locais e a construção da controversa pirâmide de vidro desenhada pelo arquiteto I. M. Pei no centro do pátio do palácio, por onde se faz agora o acesso principal.

São mais de 60 mil metros quadrados de área, mais 380 mil obras de arte - sendo que, 35 mil estão em exposição permanente - distribuídas em 8 departamentos.

O museu é dividido em três alas: Sully (leste - Cour Carrée e as partes mais antigas do Louvre), Richelieu (norte - ala paralela à Rue de Rivoli) e Denon (ala ao longo do rio Sena). Todas as alas possuem acesso através da pirâmide. 
São os departamentos do museu: Antiguidade Oriental (objetos do Oriente Médio, Mesopotâmia, Índia e norte da África); Egito; Gregos, Etruscos e Romanos; Arte do Islã; Esculturas; Objetos de Arte; Pinturas (principalmente francesas e européias); e, Artes Gráficas.

Só para mostrar quão perto e longe ficamos da ~Mona~!!
Estão entre as obras mais procuradas:
- Vênus de Milo - Aphrodite: estátua encontrada na Ilha de Milos, Mar Egeu. Representa a deusa grega Afrodite, deusa do amor e da beleza. Cerca de 100 a.C. (departamento Gregos, Etruscos e Romanos).
Egito: a coleção incluiu múmias, sarcófagos, papiros, amuletos, vestuário, armas, jóias, que  em sua maioria foi angariada por Napoleão Bonaparte no século XIX. (departamento Egito).
Vitória de Samotrácia: estátua alada da deusa Victoria, encontrada na ilha de Samothrace, Grécia. Cerca de 190 a.C. (departamento Gregos, Etruscos e Romanos).
Monalisa - La Gioconda: pintura de Leonardo da Vinci, século XVI. (departamento Pinturas).
A Liberdade Guiando o Povo: pintura de Eugène Delacroix, século XIX. (departamento Pinturas).
Isso só para citar algumas obras.

Importante lembrar que, em Paris, a história da arte está cronologicamente dividida entre três museus. O Louvre possui o maior acervo e cobre o período desde o início dos tempos até meados do século XIX.

Como eu tirei um milhão de fotos que valem mais do que dinheiro, deixa eu colocar mais umas: =P

- Mais externas:


 - Algumas internas:


- Esculturas:


- Departamento Egípcio:


- Para as it girls de plantão: as bijus da Cleo:


- "As Bodas de Caná" de Paolo Veronese:









 Para começar, visitamos o museu em dois dias: um para fazer o roteiro do dia 2 e admirar com calma a área externa, que por si só já é uma atração, e um para passear por suas galerias sem a menor pressa.

Vale lembrar que o museu tem pelo menos 35 mil peças em exposição permanente, ou seja, um dia só dá para o começo! Por isso, uma coisa bem legal a se fazer é preparar um itinerário! Caso não seja possível, o mapa fornecido gratuitamente pelo museu, aponta a localização de várias obras.

Ao visitar o Museu do Louvre, não escapamos de clichês e todos eles são verdadeiros. Sim, é uma experiência maravilhosa que te faz voltar ao passado, passear pela história mundial e admirar as mais belas obras de todos os tempos. Sim, é mágico!
É indescritível poder estar frente a frente com a belíssima Vênus de Milo, por exemplo. Obra que a gente estuda desde mil novecentos-e-guaraná-de-rolha no colégio e, de repente, existe, saiu do livro! Está ali na nossa frente!
Isso sem falar da felicidade de encontrar a Gioconda e ela não estar absurdamente muvucada! rs

Em resumo: Visitar o museu é incrível! Ou seja, é uma atração obrigatória para todos, até os que acreditam que não se interessam por arte (!).

Informações:

- Localização: 75001, Paris (ao final do Jardin des Tuileries).

- Os metrôs próximos são: Palais-Royal-Musée du Louvre e Louvre-Rivoli.

- Horários (diariamente): - Segundas, Quintas e  Fins de Semana: das 9h às 18h
                                         - Quartas e Sextas: das 9h às 22h
                                         - Terças: Fechado
Não há horários noturnos em feriados.
O museu está fechado nas datas: 01/01, 01/05 e 25/12.

- Grátis para menores de 18 anos, residentes na União Européia entre 18 e 25 anos, no dia 14 de Julho e nos primeiros domingos de cada mês. Menores de 26 anos têm acesso livre nas noites de sexta-feira, das 18h às 21:45h.

- Ah! O museu permite a utilização de máquina fotográfica, claro que sem flash!

Para outras informações acesse: www.louvre.fr


Beijim,

Kamila


Sereias na Rede: Bloglovin' - Twitter - Facebook - Instagram

7 comentários :

  1. Nossa, assim que li o título da postagem me lembrei do filme Código da Vinci.
    Incrível este passeio contigo, Kamila!!

    Cami Pereira - FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não tem como ver o encontro das pirâmides e não lembrar de Dan Brown!

      Excluir
  2. Nossa deve ser maravilhos admirar tantas obras de artes assim, gostei muito da estrutura arquitetônica. Já estou seguindo para ver os próximos post sobre sua viagem.
    Beijoos!

    FB

    http://bonecanotavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. hahahahah...amei o Departamento Egípcio
    Xoneii d+
    fotos que valem mais do que dinheiro
    KK
    REALMENTE
    http://atravesdoglitter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. KKKKK departamento egipcio eu amei <3
    http://atravesdoglitter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie
    que lugar lindo,
    vai entrar para minha lista de lugares que eu quero conhecer ainda.

    FB
    http://kaarenribeiro0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, fiquem a vontade para comentar e sugerir!
e-mail: sereiasafogadas@gmail.com
twitter: @kmioliveira

Beijim,

kmi