segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Jardin des Tuileries: Expectativa X Realidade



Um dos pontos turísticos mais visitados do país, o Jardin des Tuileries fica entre a Praça da Concórdia e o Arc de Triomphe du Carrousel.
A palavra "Tuileries" significa telhas, pois, neste local funcionava uma fábrica de telhas. Depois, houve o Palácio des Tuileries que foi parcialmente destruído em um incêndio e, posteriormente, demolido para dar lugar ao atual jardim. 

Este jardim foi criado no século XVI por ordem de Catarina de Médicis. Porém, somente em 1664, o espaço começou a ganhar as formas atuais: formal, simétrico, com fontes e estátuas ornamentais, enfim, o verdadeiro estilo francês. 
Ah! A semelhança com os jardins do Palácio de Versalhes deve-se a autoria dos projetos que pertencem ao mesmo arquiteto!

O jardim abriga dois pavilhões que são sedes de importantes exposições de arte contemporânea: o Musée de l'Orangerie  e a Galeria Jeu de Paume. 


Eu não sabia muito bem o que esperar desse jardim. Tudo que eu lia, dizia que era lindo.
Não fui enganada. Quanto mais perto do Louvre, mais encantador ficava! Talvez fosse a ~emoção~ de estar tão perto do Museu pela primeira vez. *.*
Além disso, é muito aconchegante! Sentar numa das cadeiras dispostas em torno das fontes, deixar o tempo passar, relaxar, descansar, observar as riquezas do local e a dinâmica das pessoas ao redor… é, realmente, uma delícia!
Esse, com certeza, é um dos lugares que eu quero voltar sempre que puder!

Curiosidade: reza a lenda que, como o Museu do Louvre tem mais obras que a capacidade de expô-las, existe um projeto para a reconstrução do antigo palácio des Tuileries!


Informações:

- Place de la Concorde, 75001, Paris, França

- Estações de metrô próximas: Concorde e Tuileries

Para outras informações acesse: http://www.paris.fr/


Beijim,

Kamila


Sereias na Rede: Bloglovin' - Twitter - Facebook - Instagram

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita, fiquem a vontade para comentar e sugerir!
e-mail: sereiasafogadas@gmail.com
twitter: @kmioliveira

Beijim,

kmi