domingo, 24 de novembro de 2013

Sainte-Chapelle: Expectativa X Realidade






Obra-prima do estilo gótico, a Sainte-Chapelle é uma das construções que mais encantam os visitantes. Construída no século XIII pelo devoto rei francês Luís IX (São Luís) para armazenar as relíquias adquiridas em Constantinopla, do Imperador Balduíno II, como a suposta coroa de espinhos de Jesus Cristo (atualmente em Notre Dame). 
Com a chegada de tais relíquias, a cidade ganhou prestígio e passou a ser vista como a segunda capital do Cristianismo.
Depois de passar por dois incêndios, um alagamento e a Revolução Francesa, a capela foi restaurada e ganhou a aparência atual. 

A Sainte-Chapelle consiste em duas capelas sobrepostas. A inferior e menos pomposa, conhecida como Chapelle Basse (capela baixa), era reservada aos funcionários, soldados e moradores do palácio. A superior e magnificamente decorada, a Chapelle Haute (capela alta), era de uso exclusivo do soberano, da família real e de convidados importantes. 

A Chapelle Basse: 

O andar térreo era um oratório aberto a todos os súditos do palácio e é dedicada a Notre-Dame (Nossa Senhora), que acolhe o visitante no portão de entrada. 

O altar e os vitrais foram retirados em 1689, durante a inundação. Já na Revolução Francesa, a Chapelle Basse virou um depósito de grãos. 

Devido a falta de documentos e a degradação, durante a restauração do século XIX, esta foi a parte mais difícil de ser fielmente reconstituída. Assim, as lindas cores e símbolos foram criações e inovações dos restauradores. 

O seu interior é repleto de flores de lis, símbolo da monarquia francesa, e castelos de Castilla, símbolo de Blanche de Castilla - mãe de Luís IX. Além do colorido impressionante: tons de azul, vermelho e dourado. 


Chapelle Haute:

Sem dúvidas, é a parte que mais impressiona os visitantes. A grandeza e leveza da capela devem-se a construção com vitrais e pouca estrutura de suporte visível, pois, quase todos os elementos de suporte foram colocados no exterior da capela.

O conjunto de 15 vitrais, que retratam 1113 episódios bíblicos, é o que torna a Sainte-Chapelle tão famosa.

Os vitrais contam desde Gênesis até a ressurreição de Cristo e constituem as maiores obras-primas da arte do vitral. Além da rosácea, que retrata o Apocalipse.

Para conseguir entender a história contada pelos vitrais, ou partes dela já que a altura das janelas e a escala reduzida dos desenhos tornam um terço da narrativa impossível ao olho nu, comece pela esquerda da capela. Os vitrais são lidos da esquerda para a direita e de baixo para cima.

Antigamente, o acesso à capela alta era feito por uma passarela, que ficava no mesmo nível dos apartamentos reais, e, ligava o castelo diretamente ao segundo andar.







A Sainte-Chapelle é uma capela delicada e encantadora. A sua beleza está concentrada no interior que conta com dois andares em estilos bem diferentes.
O primeiro andar tem a lojinha de souvenir mais fofa e diversificada. Claro, que isso reflete proporcionalmente no bolso! =P
Para mim, a visita ainda teve dois contras: 
- A entrada é super chatinha! Como temos que passar pelo detector de metais, geralmente, tem fila e é de tartaruga, viu?
- Devo confessar que achei salgado o preço do ingresso. Se você compra o combo Sainte-Chapelle + Conciergerie, ok. Mas, em caso negativo… A visita, com muito esforço, chega a uma hora e, ainda, como os vitrais estão sendo restaurados, vejam na foto o tantão da capela que não deu para admirar… Praticamente, todo o lado esquerdo! Acho que deveríamos ter sido informados na bilheteria ou ter tido o preço do ingresso reduzido! =(
Passado o período de férias, os contras ~desaparecem~ e, realmente, me arrependeria de não ter me maravilhado com os tetos azuis e o vitrais insuperáveis.



Informações:

- A Sainte-Chapelle fica em 4, Boulevard du Palais.

- A estação de metrô mais próxima é a Cité. 

- O acesso a catedral é pago. Entretanto, há um ingresso combinado com a Conciergerie que sai bem em conta! 
Ah! Os residentes na União Européia ou portadores de passaporte europeu menores de 26 anos têm acesso gratuito!

- Horários (diariamente): - de 01/03 a 31/10 - 09:30h às 18h
                                         - de 01/11 a 28/02 - 9h às 17h
                                         *de 15/05 a 15/09, somente às quartas-feiras até as 21h
Fechada nas datas: 01/01, 01/05 e 25/12. 

Para outras informações acesse: http://sainte-chapelle.monuments-nationaux.fr


Beijim,

Kamila


Sereias na Rede: Bloglovin' - Twitter - Facebook - Instagram

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita, fiquem a vontade para comentar e sugerir!
e-mail: sereiasafogadas@gmail.com
twitter: @kmioliveira

Beijim,

kmi