quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Reembolso Pós Férias

Assim como toda a viagem, o Tax Free foi uma novidade. 

O Tax Free é um programa da União Européia que devolve aos turistas não residentes na Europa o valor do imposto (VAT - Value Added Tax) dos produtos que serão levados para o país do visitante. Ou seja, como só é válido para produtos que serão exportados, não funciona para serviços, como refeição e hotel.

Em primeiro lugar, informe-se se a loja alvo *.* participa do programa Tax Free e de que forma funciona no estabelecimento, pois, as empresas não são obrigadas a aderi-lo.
Cada país europeu estabelece um valor mínimo para fornecer o reembolso.
As compras, geralmente, devem ser feitas na mesma loja e no mesmo dia e o formulário solicitado no ato da compra. Porém, algumas lojas de departamento não se opõem e até auxiliam que o cliente junte todas as notas durante sua estada (existe um limite de dias) e solicite o formulário uma única vez. (Daí a importância de perguntar sobre a política do estabelecimento em relação ao programa).


Na loja:

- No caixa, informe que você quer o Tax Free. O funcionário irá lhe explicar o procedimento. Geralmente, existe um guichê somente para a retirada do formulário. É preciso estar com o passaporte em mãos e preencher um formulário.
- Chegue com pelo menos duas horas de antecedência!

(Se a própria loja fizer o reembolso, - inusitado - o funcionário ficará com a nota fiscal e o formulário e lhe devolverá o valor no ato. E, pronto!).

- Anexe ao formulário, a nota fiscal dos produtos comprados.


No aeroporto:

- Antes de fazer o check-in (ou feito mas sem despachar as malas ou com as compras na mala de mão), enfim, com itens comprados em local de fácil acesso, apresente o formulário e as faturas à alfândega. É possível que o agente peça para ver os produtos, e, caso já tenham sido despachados, ele pode se negar a autorizar o reembolso.

- Com os formulários aprovados e carimbados, pode-se optar por receber o reembolso:
  - em dinheiro - nos postos de reembolso junto aos terminais internacionais. A devolução é feita na moeda do país.
  - estorno no cartão de crédito - verifique se o formulário está todo preenchido, coloque os dados do seu cartão de crédito e poste o envelope na caixa de correio no próprio aeroporto. O reembolso costuma chegar entre 4 e 6 semanas. (O meu não levou nem 15 dias!!)

Agora, é só correr para o portão de embarque!!!

Ah! Os valores da restituição variam entre os países! (Ficam em torno de 17 e 25%).
E o Tax Refund é feito no último destino da Europa! Se você vai para dois ou mais países, guarde os formulários de Tax Free e no último país, onde será pego o vôo de volta é que deverá fazer o processo.

Contribuições, dicas e correções são bem vindas!


Beijim, 

Kamila



Sereias na Rede: Bloglovin' - Twitter - Facebook - Instagram

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita, fiquem a vontade para comentar e sugerir!
e-mail: sereiasafogadas@gmail.com
twitter: @kmioliveira

Beijim,

kmi