terça-feira, 19 de novembro de 2013

Hôtel de Ville - Prefeitura de Paris


Um marco turístico, principalmente por seu valor histórico. O Hôtel de Ville abriga todas as instituições do governo municipal parisiense desde 1357.

O edifício fica na Place de l'Hotel-de-Ville, antiga Place de Grève, que costumava servir ao comércio. Festas, eventos políticos, insurreições e execuções capitais aconteciam ali.

Paris reuniu insurgentes e revolucionários. E o Hôtel de Ville serviu de palco para acontecimentos da Revolução à Comuna de Paris.

A arquitetura do edifício é renascentista, obra do arquiteto italiano Domenico da Cortona, o Boccador. Entretanto, em 1871, manifestantes extremistas incendiaram o prédio, destruindo registros públicos da capital, inclusive do período revolucionário francês.

O Hôtel de Ville foi reconstruído mantendo seu aspecto original. A fachada do prédio possui 338 figuras individuais de parisienses famosos entre leões e outros elementos. Uma homenagem aos que ilustraram a História de Paris!

A Prefeitura acolhe a maioria das manifestações, especialmente, o Nuit Blanche, o evento da noite em claro em Paris, em que a maioria dos lugares patrimoniais abre ao grande público. O salão de festas, a sala do Conselho, o escritório do Prefeito, entre outros aposentos, enchem-se de visitantes.




A Prefeitura ocupa um quarteirão inteiro e está localizada na Place de l'Hotel de Ville. 
O metrô mais próximo é o "Hôtel de Ville", saída 6 - Rue Lobau.

A entrada no prédio é gratuita, mas a visita precisa ser agendada!


Beijim, 

Kamila



Sereias na Rede: Bloglovin' - Twitter - Facebook - Instagram

Um comentário :

  1. Oi Kamila. Estou adorando os posts da viagem... A dicas do VAT são super importantes, muita gente nem sabe que ele existe. Beijão e parabéns!!

    http://www.diariodocoquefrouxo.com.br/

    @MissJota

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, fiquem a vontade para comentar e sugerir!
e-mail: sereiasafogadas@gmail.com
twitter: @kmioliveira

Beijim,

kmi