terça-feira, 17 de setembro de 2013

Turistando: Holambra


Já tinha ouvido falar de Holambra e suas flores: uma cidade do interior de São Paulo (menos de 150 km da capital), antiga colônia holandesa, que se tornou uma estância turística, ganhando destaque com, além da tradição e cultura da Holanda, cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais. Anualmente, a cidade promove uma exibição de flores e plantas: a Expoflora!
Aproveitando que roommate é ~desertor~ da cidade em questão, fui conferir suas habilidades de guia, enquanto ele matava as saudades da tranquilidade deixada... 


Imagem: Reprodução

A Expoflora acontece no mês de Setembro, dando boas-vindas à primavera. O espaço cultural é grande e nos apresenta um belo evento regado a cultura, artesanato, danças e arquitetura holandesa, restaurantes típicos e, obviamente, muitas flores! *.*


Fanfarra e apresentações nos palcos espalhados pela Expoflora... e, claro, muita alegria para uma #vaigordinha de carteirinha!
Começamos de leve: salsicha holandesa!

Imagem: Reprodução
A famosa salsicha é servida com pãozinho e, para quem não resiste, farinha! Achei ela diferente e bem saborosa. Mais duas para viagem, please?
Mais tarde, fomos almoçar ~decentemente~:


Almoçamos no Casa Bela Restaurante instalado na Expoflora.
Pedimos "kroketten" (porção de ~croquetes~) que não foi o bicho... O sabor me lembrava caldo Knorr feat miojão. Agora o tal do "Stamppot festival"... nham nham! Um prato para duas pessoas, mas que dividimos em três - porque né? Pós salsichão, croquetes e pré delicinhas doces - com salsichão típico e, como stamppot significa purê, quatro tipos de purês: batata com rúcula, tomate e amêndoas; batata com cenoura; batata com chicória e gorgonzola; batata com alho-poró e pesto. Choro no cantinho de saudades. A-do-re-i!


As sobremesas vieram da Confeitaria Martin Holandesa, também instalada no espaço cultural.  O folhado de morango apenas é o novo morador do meu coração. E a tortinha de maçã com nozes e chantilly... hum!
O tronco de café e o canudo de baunilha não ganham foto porque não foram aprovados pelos meninos... =X

Finalmente as exposições:
A exposição "Casa & Meu Jardim" apresentou idéias prontas para serem copiadas. Confesso que o que mais me agradou foram os vasos invertidos com as lindas orquídeas.


E a idealização de Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, que utilizando-se do tema "Flores, Contos & Lendas", interpretaram, a sua maneira, as histórias infantis. Um cenário lúdico que encanta crianças e adultos.




Rosas... como não amar?

E, finalmente, o dia é encerrado com um desfile de carros decorados e a famosa e tradicional chuva de pétalas!

Imagens: Reprodução
Reza a lenda que quem pegar uma pétala, tem um ~desejo atendido~!
PS: Vocês sabem que adoro uma tosquice, então, sim ou com certeza que gamei no mascote tulipa?

O lugar é muito bonito e foi super divertido! Só perde pontos pelo preços que são salgadinhos e a super lotação (que quer tirar fotos, não de cada flor, mas com cada flor. Haja paciência!)
Ainda assim, uma deliciosa maneira de esperar a chegada da primavera!
Ficaram com vontade? A Expoflora vai até dia 29 de Setembro!!


Beijim, 

Kamila



Sereias na Rede: Bloglovin' - Twitter - Facebook - Instagram


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita, fiquem a vontade para comentar e sugerir!
e-mail: sereiasafogadas@gmail.com
twitter: @kmioliveira

Beijim,

kmi